A Governança de TI é um conjunto de práticas, regras, padrões e relacionamentos estruturados, adotados por uma organização e assumidos por executivos, gestores, técnicos e usuários de TI, com a finalidade de garantir controles, minimizar os riscos, ampliar os processos de segurança, melhorar o desempenho, otimizar a aplicação de recursos, reduzir os custos, suportar as melhores decisões e consequentemente alinhar a área de TI aos negócios, objetivos e metas estratégicas.
A Gestão de Portfólio, Programas e Projetos organiza e cria uma base para a tomada de decisão segura para realização dos programas e projetos da organização. A Gestão do Portfólio avalia o alinhamento estratégico e a capacidade dos programas trazerem o retorno esperado pela empresa, enquanto observa aspectos econômicos, de mercado, da concorrência e outros fatores para decidir sobre o início, alteração, mudança de prioridade ou até mesmo a suspensão de um portfólio ou programa. A Gestão de Programas atua no monitoramento e proteção dos compromissos assumidos pelo Plano de Negócio, enquanto a Gestão de Projetos auxilia no atingimento dos objetivos e compromissos assumidos por cada projeto.
A dinâmica dos negócios exige que as organizações respondam rapidamente às demandas de mercado, desta forma as empresas necessitam estar estruturadas e possuir profissionais capacitados nas principais tendências de habilidades profissionais e abordagens de gestão. A abordagem Ágil traz resultados rápidos para a empresa, enquanto que a abordagem tradicional deve ser aplicada em cenários preditivos, porém estes dois métodos necessitam conviver em harmonia para atender a todas as necessidades da empresa. Outros conhecimentos e habilidades também se fazem necessário como: Design Thinking, Kanban, Lean, Story Telling, Liderança, Negociação, Comunicação, entre diversas outras habilidades.